Área de atuação

  • Serviços Ambientais
      • Licenciamento ambiental, Gestão e Monitoramento Ambiental
        • A MEYER ENGENHARIA é expert em licenciamento ambiental, monitoramento e gestão ambiental de empreendimentos e atividades que usam de recursos naturais ou que, por algum motivo, possa causar danos ao meio ambiente ou ecossistema. Trabalhamos com diversos tipos de atividades e portes de empreendimentos, com expertise em diversos tipos de estudos ambientais que visam o subsidio na aprovação das licenças ambientais juntos aos órgãos competentes. Para isso contamos com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar para que possamos garantir a qualidade e a efetividade do licenciamento ambiental do seu empreendimento/atividade. Alguns dos principais estudos que elaboramos, foram destacados abaixo:

          • ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA) – Nele são abordados aspectos técnicos necessários para a avaliação dos impactos ambientais a serem gerados pelo empreendimento. É feito um diagnóstico ambiental da área do projeto considerando o MEIO FÍSICO, MEIO BIÓTICO E O MEIO SOCIOECONÔMICO, bem como a definição de medidas mitigadoras dos impactos negativos e a elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento.
          • RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL (RIMA) – Através de linguagem acessível e comunicação visual, como tabelas, gráficos, cartas e mapas, deve propiciar a maior compreensão e clareza para o interessado quanto os aspectos abordados no EIA.
          • RELATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL (RCA) – Seu conteúdo constitui-se de uma série de informações, levantamentos e estudos que visam a identificação de não conformidades legais e de impactos ambientais, efetivos ou potenciais, decorrentes da instalação e do funcionamento do empreendimento para o qual está sendo solicitado a licença.
          • PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL (PCA) – Envolve todos os projetos executivos citados no licenciamento prévio do empreendimento ou atividade propostos para a mitigação dos impactos ambientais. A elaboração do PCA se dá durante a emissão da Licença de Instalação (LI), sendo exigido pelos órgãos ambientais como subsidio para o Licenciamento Ambiental.
          • PROJETO AMBIENTAL OU RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO (RAS) – Exigido para o licenciamento ambiental de empreendimentos de impacto ambiental de pequeno porte, apresentando a caracterização do empreendimento, diagnostico ambiental da região, impactos ambientais e as medidas mitigadoras.
          • ESTUDO AMBIENTAL PRELIMINAR (EAP) – Elaborado na fase da licença prévia (LP), analisa a viabilidade ambiental para locação, instalação, operação e ampliação da atividade ou empreendimento o qual está se solicitando o licenciamento.
      • Recuperação de áreas degradadas
        • Entende-se como área degradada todo e qualquer ambiente que, após uma intervenção, teve eliminado sua vegetação e os meios de regeneração bióticos. Perdendo assim boa parte de sua área produtiva. Áreas degradadas são resultados de ações do homem, o qual modificou o ecossistema, havendo a necessidade de uma nova intervenção humana para a reversão da situação de degradação.

          A Recuperação de áreas degradadas tem como objetivo direto o fornecimento ao meio ambiente das condições favoráveis para sua reestruturação química e biológica. O PRAD é um estudo realizado na área que foi degradada, é solicitado pelos órgãos ambientais como parte integrante e indispensável de um licenciamento ambiental de uma área para instalação de uma atividade que pode degradar ou modificar o meio ambiente, e até mesmo depois do empreendimento ter sido punido por causar degradação. Garantindo que a aérea degradada volte a ter condições de restauração, o PRAD traz um conjunto de medidas que garantem a área degradada estabelecer um novo equilíbrio e restauração, levando em consideração aspectos ambientais, sociais e estéticos.

          A MEYER ENGENHARIA atua na elaboração do PRAD, bem como na execução da recuperação das áreas degradadas.

      • Execução de PBA's
        • Com a intenção de cumprir as condicionantes impostas pelo órgão ambiental na fase da solicitação da Licença Prévia, o Plano Básico Ambiental – PBA traça as ações e os programas de cunho ambiental de uma obra ou atividade. O documento contém o detalhamento das medidas mitigadoras e compensatórias para diminuir danos ambientais em consequência da atividade, conforme identificado no EIA/RIMA.

          Conforme identificados os impactos ambientais e ao ecossistema, podem ser elaborados e propostos Planos Básicos Ambientais – PBAs específicos de acordo com as características e impactos do empreendimento, detalham os programas socioambientais estabelecidos nos estudos prévios, abaixo podemos ver alguns exemplos de PBA:

          • Programa de Gestão Ambiental do Empreendimento;
          • Programa de Controle Ambiental da Construção – PCA;
          • Programa de Compensação Ambiental e Plantio Compensatório;
          • Programa de Indenização e Reassentamento de Populações;
          • Programa de Interação e Comunicação Social;
          • Programa de Investigação e Resgate do Patrimônio Histórico, Cultural e Arqueológico;
          • Programa de Monitoramento dos Recursos Hídricos;
          • Entre outros.

          Após receber o Plano Básico Ambiental -PBA e outros documentos técnicos o órgão verifica se os mesmos atendem as exigências, analisa e avalia o projeto de compensação ambiental e, se necessário, realiza uma visita técnica emitindo as licenças com condicionantes para execução dos projetos básicos ambientais.

          A MEYER ENGENHARIA atua na execução/implementação dos Planos Básicos Ambientais durante a implantação e operação do empreendimento, auxiliando também na importante tarefa de gestão ambiental dos empreendimentos, mantendo as licenças ambientais em vigência e cumprindo as condicionantes estabelecidas pelo órgão ambiental.

      • Revestimento Vegetal - Hidrossemeadura e Paisagismo
        • A MEYER ENGENHARIA possui equipamentos e tecnologia para proteção de taludes, erosão, ou paisagismo de ambientes, utilizando-se de técnicas de proteção do solo, como por exemplo a HIDROSSEMEADURA, HIDROMANTA, BIOMANTA, GRAMA ARMADA e outros, ou ainda o uso da tecnologia com a finalidade de PAISAGISMO. Realizamos o presente trabalho em áreas de mineração, implantação de rodovias, corte e aterro, loteamentos, condomínios e obras de engenharia em geral.

          Consiste basicamente no plantio por meio meio de jateamento de uma mistura de alta viscosidade contendo fertilizantes, sementes, camada protetora, adesivos e matéria orgânica viva, cujo traço característico é determinado pelas necessidades de correção do solo e de nutrição da vegetação a ser introduzida. A vegetação resultante deve se caracterizar por um consórcio de plantas (gramíneas e leguminosas) de porte herbáceo e arbustivo dotado de alta rusticidade e fertilidade e com diversificado tempo de germinação e características vegetativas que permitam, inicialmente, a cobertura do solo e, em seguida, favoreçam a sua estabilização por um sistema radicular profundo e consistente, e/ou de acordo com estudo mais detalhado conforme necessidades e objetivos do cliente.

          Nesse contexto, apresentamos algumas das técnicas e serviços desenvolvidos pela MEYER neste segmento:

          • HIDROSSEMEADURA – O que diferencia o plantio por meio da hidrossemeadura de outros tipos de plantio, é que a hidrossemeadura é um processo baseado em aplicações das sementes por uma substancia aquosa, somado a insumos com fertilizantes e outros. Lançada por um jato de alta pressão, essa massa adere e cola na superfície do terreno, formando uma camada protetora consistente que, além de fixar as sementes, e demais componentes funciona como um escudo provisório contra a ação das intempéries (sol, chuva, ventos, etc…) até a efetiva fixação da vegetação indicada. Além destas funções a camada protetora contribui para conservar a umidade do solo, controlar a temperatura, prevenir a compactação do solo, reduzir impacto da chuva sobre a superfície semeada.
          • HIDROMANTA – Eficaz contra a erosão de áreas em que a aplicação de hidrossemeadura comum não resolveria, a hidromanta se adapta ao micro relevo formando uma membrana fibrilar. Desenvolvido para áreas de difícil estabelecimento vegetal seja pela complexidade do solo ou pela alta declividade (> 45 graus). Por ele ter uma alta aderência ao solo e alta retenção de umidade, proporciona a condição excelente para a germinação das sementes e proteção da superfície do solo.
          • BIOMANTA – Utilizada em locais em que não é possível promover a recomposição apenas com o processo de plantio com hidrossemeadura, como em taludes muito íngremes. A manta utilizada é feita com fibra de coco e/ou palhadas. Nesse caso é realizado a aplicação da Biomanta juntamente com a aplicação de hidrossemeadura, garantindo uma proteção efetiva e imediata contra os agentes causadores de possíveis erosões, deslocamentos ou mobilização de partículas, além de propiciar uma melhor fixação dos insumos utilizados para o plantio.
          • GRAMA ARMADA:
          • PAISAGISMO: É realizado de diferentes formas, processos e tecnologias, a depender da necessidade e projeto do cliente, pode ser com o plantio de sementes por meio da própria hidrossemeadura, por meio de mudas de gramíneas, espécies arbustivas e arbóreas, ou tapetes de gramas. Avaliamos conforme a sua necessidade a melhor solução e se for o caso desenvolvemos um projeto paisagístico para melhor lhe atender as suas expectativas.
          • Outras alternativas de revestimento vegetal e proteção: Atuamos com outras alternativas de revestimento vegetal para proteção de taludes, erosões, ou paisagismo. Se for o caso, entramos com alternativas de obras de engenharia para a solução, consulte-nos.
  • Topografia e Geomensura
      • Georreferenciamento de imóveis urbanos e rurais
        • O Georrefereciamento é um instrumento de levantamento, identificação e mapeamento dos limites fisicos e naturais de uma propriedade rural ou urbana, realizado por meio de GPS () de alta precisão para que possamos obter as reais dimensões da propriedade estudada. Sempre atendendo as normas tecnicas e Leis vigentes, como por exemplo para o georreferenciemento de imovel rural a terceira norma tecnica do INCRA e a Lei 10.267/01.

          Como uma forma de identificação dos imóveis, rurais e urbanos, o Incra adotou o instrumento de Georreferecniamento, em que, por meio de um processo de reconhecimento de coordenadas geográficas locais, utilizando de mapas ou imagens, é possível obter uma localização específica do imóvel em relação ao globo terrestre, obtendo as coordenadas exatas do imóvel, suas características geográficas e delimitando os limites por meio de memorial descritivo. Georreferenciar uma casa significa obter as coordenadas geográficas precisas dela; georreferenciar um terreno, consiste em delinear seus limites.

          Na área rural o georreferenciamento é obrigatório para áreas maiores que 100 hectares, o objetivo de se referenciar uma área rural é evitar possíveis sobreposições com dados de outras propriedades já auferidas.

          Para que o INCRA certifique a área, a documentação precisa estar de acordo com a Lei 10.267/01. Qualquer alteração de informação da área, seja ela de tamanho ou titularidade, seja válida, precisa estar no certificado emitido pelo órgão, que corresponde à planta georreferenciada da área, para que seja válida.

      • Regularização fundiária urbana e rural
        • Para a regularização de imóveis no país, a legislação específica já editada instituiu várias espécies ou modalidades de regularização fundiária, pretendendo, com isso, obter um reordenamento do espaço territorial brasileiro, dando ênfase especial à busca de melhorias para as condições ambientais do espaço urbano como medida fundamental à integração social, à salubridade e à qualidade de vida da população.

      • Levantamento planialtimétrico e cadastral
        • Desenvolvido em projetos de cortes, desnível e altimetria, o levantamento mede detalhes existentes na área, como árvores, postes, bueiros, cercas, entre outros, bem como determina o tamanho da área e seus desníveis, seja ele um lote urbano, industrial ou rural. Para que seja feito o levantamento, o cadastramos as construções, divisas, rios, poços, árvores, entre outros. É fornecido um mapeamento contendo o descritivo, detalhes, informações e interferências, apresentando ainda as curvas de nível conforme topografia do terreno.

          Os serviços de levantamento planialtimétrico cadastral são aplicados a todas as etapas de um processo construtivo, desde a fase de projeto até a sua finalização.

      • Mapeamento aérea com drone
        • Ao usar o drone e a fotogrametria em serviços de levantamento e mapeamento de uma área, os dados coletados são de maior qualidade e com melhor capacidade de geolocalização. Entre os serviços ao qual usamos drones como instrumento de trabalho estão serviços topográficos, geração de imagens mais assertivas da área para fins cartográficos, diagnosticos ambientais, classificação de uso e ocupação do solo, entre outros. Entre as vantagens do uso do drone nos serviços, podemos destacar:

  • Projetos e obras de engenharia
      • Projetos arquitetónicos e de engenharia em geral
        • O projeto é o primeiro passo para sua obra, nele se identifica um conjunto de processos de produção, em que se prevê e se define os prazos e os custos que serão precisos para que se realize o objeto do projeto.

          Através do projeto é que se norteia a execução de toda a obra, desde o momento em que ela se encontra no papel, passando pelas primeiras decisões tomadas até a finalização da execução.

          Na Meyer executamos tanto o seu projeto arquitetônico quanto projetos complementares, bem como a execução da sua obra.

      • Obras de engenharia e construção civil
        • A Meyer executa com eficácia a sua obra, desde o planejamento até a execução. Realizamos construção ou reforma de casas, prédios, drenagem, terraplanagem, supressão florestal, proteção de taludes, entre outros.

          Realizamos também a análise do solo, a definição dos tipos de fundação, do partido estrutural, da impermeabilização, dos acabamentos e todos os sistemas incorporados em uma obra, seja ela de construção ou reforma.

          Respondemos também por todo o processo de execução, coordenando equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, zelando pelos padrões de qualidade e de segurança.

      • Projeto e execução de obras sustentáveis
        • Quando falamos de impacto ambiental, é impossível não citar a construção civil, a grande quantidade de resíduos e de entulhos gerados por uma obra geram impactos significantes ao meio ambiente, sem contar o elevado uso de energia elétrica e a nocividade de produtos usados. Pensando nisso a sustentabilidade vem sendo cada vez mais discutida e indispensável dentro da construção civil, garantindo que durante o projeto, execução e finalização de uma obra os impactos sejam menores usando de ações sustentáveis.

          Além de trabalhar com projeto e execução sustentaveis para minimizar e controlar os imapctos ambientais, também focamos nossa atuação no desenvolvimento de projetos e obras direcionadas a sustentabilidade ambiental, como por exemplo empreendimentos autonomos com uso de energia renovavel, reaproveitamento de uso da água, materiais reciclados ou menos poluentes, e novas tecnologias de proteção ao meio ambiente.

          Um dos meios de se diminuir esse impacto é usando de materiais possíveis de serem reutilizados, ao fazer o planejamento da obra, definir alternativas para a grande quantidade de exploração dos recursos naturais além de encontrar formas de gerar e economizar energia. Essa adequação ao sustentável também faz com que a obra tenha um processo economicamente mais viável.

          Ao optar por usar do consumo consciente da matéria prima que vai ser usada na obra, se reaproveita os resíduos de forma assertiva e sustentável minimizando os desperdícios, lixo nocivo, as vantagens ao cliente e a empresa contratada é muito maior, sendo algum deles:

          • Redução de gastos, que se dá pela otimização dos processos;
          • Incentivos fiscais, que são cada vez mais comuns para as práticas sustentáveis no segmento construtivo;
          • Mais conforto aos proprietários, garantidos por cuidados arquitetônicos sustentáveis relacionados ao controle térmico, de luz e demais fatores ambientais;
          • Maior apelo e conforto visual, gerado pelos mesmos fatores;
          • Melhor argumento de vendas, uma vez que o conceito de sustentabilidade é cada vez mais valorizado no mundo contemporâneo.
  • Outros serviços
      • Energia Solar
        • A natureza da energia elétrica gerada pela célula solar é de corrente contínua e, por isso, se faz necessária a conexão de um inversor de frequência, que é um equipamento eletrônico que converte a energia elétrica de corrente contínua para corrente alternada. Após o inversor o sistema é conectado ao quadro de distribuição do consumidor, onde a energia gerada é convertida para uso da residência ou empreendimento.

          O medidor da concessionária é trocado por um modelo bidirecional que faz a leitura do consumo de energia (retirada de energia da rede) e da geração de energia excedente (transferência de energia para a rede). No fim do mês o consumidor só paga o líquido entre a energia consumida e a transferida como excedente para rede (sistema de compensação) e taxa de iluminação pública e tributos que não estão incluídos no Convênio ICMS 52, de 30 de junho de 2015.

      • Segurança do trabalho
        • Os serviços oferecidos pela Meyer na área de Segurança do Trabalho compreendem:

          • Plano de Atendimento à Emergência (PAE): Que estabelece procedimentos e estratégias a serem adotados para o controle de situações de emergência, que podem acontecer durante as atividades laborais, a fim de preservar vidas e como reduzir os possíveis danos, protegendo a comunidade, o meio ambiente e o patrimônio;
          • Laudo de Avaliação de Ruídos: É aconselhável fazer a avaliação de ruído periodicamente nos ambientes de trabalho em que haja a emissão de sons em volumes altos. Acatando às exigências da NBR 10151, onde estão previstos os níveis aceitáveis de ruído em comunidades, e a norma NR-15 que trata de questões de insalubridade e ruídos;
          • Treinamento para Brigadistas: O treinamento tem como objetivo ensinar como minimizar os danos físicos e ao patrimônio, instruir a extinguir o sinistro de forma ágil e eficiente, e realizar o processo de evacuação com eficácia são apenas alguns dos objetivos.
          • Treinamento do Plano de Atendimento a emergência: O treinamento do plano de atendimento a emergência tem a finalidade de preparar os funcionários para uma rápida ação em caso de emergência;
          • Outros treinamentos.

Mapa de atuação

Área de atuação PA BA MA SE MG PI SP GO DF TO

Whatsapp MEYER ENGENHARIA E CONSULTORIA Whatsapp MEYER ENGENHARIA E CONSULTORIA